Estágio como parte de um programa no exterior

Se estiver matriculado em um programa de estudo no exterior, poderá fazer um estágio na Holanda, mas existem algumas regras.

Visto de trabalho

 provedor do estágio (seu empregador) terá primeiro que solicitar um visto de trabalho para você (Tewerkstellingsvergunning, ou TWV).

Você não precisa um TWV se:

  • for um cidadão da UE, com exceção dos cidadãos da Bulgária e da Romênia;

  • for um cidadão suíço;

  • estiver trabalhando no âmbito de um programa de ação da União Europeia. Um exemplo seria um estágio Erasmus no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

O órgão responsável pela emissão de TWVs é o UWV WERKbedrijf. Embora obter um TWV seja estritamente uma formalidade, o processo de solicitação pode demorar até cerca de cinco semanas para ser processado.

Visto de residência

Entre em contato com sua instituição para descobrir quais as regras aplicáveis em matéria de vistos e autorizações.

Pagamento do estágio

Geralmente os estagiários recebem algum tipo de pagamento. Se sua estada na Holanda for inferior a seis meses e se irá gastar pelo menos 50% desse tempo no estágio, o seu provedor de estágio ou empregador pode pagar seu salário livre de impostos.

Mas se sua estada for superior a seis meses, seu empregador geralmente deverá pagar impostos sobre uma grande parcela do seu salário.Nesse caso, você estará automaticamente coberto pela segurança social holandesa. Também deverá fazer um seguro de saúde holandês.

Você pode ser elegível para receber uma compensação do custo do seguro na forma de um subsídio de saúde.


last modified Feb 08, 2013 07:30 PM