Reconhecimento de diplomas

Estudantes brasileiros que obtiveram diplomas de graduação, mestrado ou doutorado na Holanda e desejam te-los reconhecidos no Brasil, devem seguir alguns passos. Esta página mostrará os procedimentos a serem seguidos.

1. Logar no site "Log in to Mijn DUO" para gerar um extrato do diploma para levá-lo junto com o diploma ao DUO em Groningen. 
2. Ir ao DUO em Groningen para legalizar os documentos - Endereço: Kempkensberg 12. Horário de atendimento ao público: 10h às 16h. Não precisa marcar hora, apenas chegar dentro do horário de funcionamento.

3. Ir a qualquer "district court" na Holanda para que seu diploma receba o carimbo "Apostila" e isso o tornará válido em qualquer país signatário do acordo. Há um "district court" em Groningen mesmo e que funciona até às 16h, então é possível resolver tudo em um mesmo dia e cidade. Endereço de "Groningen District Court" é Guyotplein 1.  Não é necessário marcar hora, apenas chegar dentro do horário de funcionamento.


** A partir de 14 de agosto, não será mais necessário ir ao Ministério de Relações Exteriores da Holanda em Haia para legalizar o carimbo do DUO e também não será necessário ir ao Consulado do Brasil em Rotterdam. 
Veja os links de referência:

Site do MRE com a notícia sobre a assinatura da Convenção da Apostila
Site da Embaixada do Reino dos Países Baixos - Documentos do Reino dos Países Baixos
Site do DUO explicando como legalizar o diploma 
Site do Governo da Holanda - How can I have a Dutch document legalised with an apostille stamp?
Site do Tribunal de Justiça com os endereços por região na Holanda
**  Outras mudanças
Os documentos brasileiros destinados a países membros da Convenção serão “apostilados” SOMENTE EM CARTÓRIOS DAS CAPITAIS ESTADUAIS. A legalização será substituída pela emissão da “Apostila da Haia”, que será anexada ao documento. Por força de lei, o SLRC não poderá mais legalizar documentos destinados àqueles países a partir de 14 de agosto de 2016. Note que o apostilamento é feito em apenas uma etapa (cartório), e não em duas etapas (SLRC e depois Embaixada), como é o caso da legalização."
Saiba mais: 
last modified Aug 16, 2016 07:42 AM