Seguro de saúde

Todas as pessoas na Holanda precisam ter um seguro para cobrir despesas médicas. O tipo de seguro de saúde que é necessário depende da sua situação pessoal.

Existem três tipos de cobertura diferentes:  Um seguro de saúde pública holandês, um Cartão Europeu de Saúde ou um seguro privado. Responda as perguntas a seguir e descubra que opção se aplica a você.

1. Está na Holanda somente para fins de estudo?

Preste atenção: "somente para fins de estudo" significa que você não irá trabalhar meio-período além de estudar.

2. Tem 30 anos de idade ou mais?

  • Sim: veja a pergunta 3
  • Não: veja a pergunta 4

3. Sua estada na Holanda é permanente?

4. Você vem de um país membro da UE, do EEE ou da Suíça?

Seguro de saúde pública holandês

Se for obrigado a fazer um seguro de saúde público holandês (zorgverzekering), está livre para comprar o seguro de qualquer empresa de seguro de saúde pública holandesa. Pergunte em sua escola, empregador ou provedor de estágio se podem encaminhá-lo para uma companhia de seguros que lhe dará um desconto.
Lembre-se que um seguro de saúde pública holandês só cobre suas despesas médicas. Você terá que fazer em separado um seguro de repatriação e um seguro de responsabilidade civil.

Leia mais sobre outros tipos de seguros. 

Se fizer um seguro de saúde pública holandês, poderá ser elegível para receber uma compensação dos custos de seguro. Esta compensação é chamada subsídio de saúde  (zorgtoeslag).
Preste atenção: se for obrigado a fazer um seguro de saúde pública mas não o fizer, poderá ter de pagar uma multa.

Cartão Europeu de Saúde

A Holanda tem acordos de seguro de saúde com vários países. Isto inclui todos os países da UE e a Suíça. Então, se você for um cidadão da UE/EEE ou suíço estudando na Holanda, mas não trabalhar ou fizer um estágio aqui, o seu seguro nacional de saúde de seu país de origem cobre a sua estadia na Holanda.

Sua companhia de seguros poderá emitir um Cartão Europeu de Saúde. Enquanto não trabalhar ou fizer um estágio remunerado na Holanda, não será obrigado a fazer qualquer seguro adicional na Holanda.

Mais informações sobre o Cartão Europeu de Saúde podem ser encontradas no site da Comissão Europeia.

Seguro de saúde privado

Se não for um cidadão da UE/EEE ou suíço e não for trabalhar ou fazer um estágio enquanto estudar ou como parte de seu programa de estudos na Holanda, deverá verificar se seu seguro atual cobre sua estadia na Holanda. Também pode verificar se o seu país tem um tratado internacional com a Holanda, como descrito acima.

Se a resposta para ambas as perguntas é não, precisará fazer um seguro novo ou especial para a sua estadia na Holanda.

As duas empresas citadas a seguir oferecem planos de seguro especiais para estudantes internacionais:

IPS

AON Students Insurance

Mais informações

Pode encontrar mais detalhes sobre, por exemplo, o que é considerado uma estadia permanente, em nosso folheto informativo:
Faça o download do folheto informativo sobre seguro de saúde para estudantes internacionais na Holanda (versão em inglês).







last modified Apr 07, 2015 07:40 PM