Checklist

Quando decidimos estudar no exterior, há muito o que preparar. Comece seu planejamento com um ano de antecedência para que tudo corra bem na sua estadia na Holanda. Essa checklist vai ajudar os seus preparativos.

Clique nos itens abaixo para conferir as informações. Na caixa do lado direito você pode escrever notas e salvá-las para referências futuras. Os links que você salvar também irão sempre aparecer nesse espaço.

Encontre seu programa de estudos

A Holanda oferece mais de 1700 cursos totalmente ministrados em inglês, entre programas de graduação, pós-graduação, mestrados, especializações e cursos curtos. Para conhecer as opções visite nosso banco de cursos e conheça as possibilidades disponíveis de acordo com a sua área de estudo e nível acadêmico.

Você pode ainda visualizar a localização exata da sua universidade e buscar apenas os cursos na sua região de interesse.

Para um contato pessoal, basta entrar em contato com a Nuffic Neso Brazil e solicitar o calendário de eventos na sua cidade.  Nossa equipe também está à disposição para atendê-lo através do e-mail info@nesobrazil.org, chat sessions , twitter e facebook.

A Educação superior holandesa é internacionalmente reconhecida pelo seu alto nível, assegurado pelo rigoroso sistema de garantia de qualidade. Antes de escolher seu programa de estudos, verifique se a instituição do seu interesse assinou o Código de Conduta. Esse documento ratifica a qualidade dos seus programas, processos seletivos e demais procedimentos educacionais. Apenas as universidades que assinaram o código tem autorização para receber estudantes internacionais.  Com isso esperamos que os estudantes brasileiros se sintam seguros e confortáveis para fazer parte do 3° melhor ensino superior do mundo! 

Bolsas de estudo

Estudar no exterior requer uma grande prepraração financeira, por isso muitos estudantes buscam oportunidades de bolsa para ajudar a financiar seus estudos. Através da nossa página de bolsas, você pode conhecer programas exclusivos para brasileiros como o Orange Tulip Scholarship programme Brasil, entender como funciona a nossa participação no Ciência sem Fronteiras e pesquisar todas as opções oferecidas pelas próprias universidades holandesas.

Existem programas de financiamento integrais ou parciais, além daqueles cobrem apenas os custos de vida ou apenas as tuitions fees e ainda os que oferecem uma quantia em dinheiro ao aprovado.  Em todos os casos, é fundamental possuir bom desempenho acadêmico e um histórico escolar adequado ao nível de graduação que você pretende cursar (para entrar em um mestrado, por exemplo, é necessário já possuir um diploma válido de graduação).

Recomendamos também que você questione diretamente a instituição do seu interesse quais opções de bolsa ela oferece e quais são os requisitos para admissão. 

Documentos e requisitos necessários para admissão

Após localizar o programa e a universidade que mais tem a ver com você é hora de checar os requisitos necessários para a admissão. Muitas vezes essas informações estão listadas no Studyfinder, mas é fundamental sempre perguntar diretamente para a universidade sobre a documentação exigida e o que você precisa fazer para se candidatar. Esse processo costuma demorar algumas semanas, não se assuste com isso e lembre-se que o Nuffic Neso Brazil vai estar sempre à disposição para ajudar!

 

Para estudar na Holanda é importante que você já tenha conhecimentos avançados na língua inglesa e as universidades costumam exigir um exame de proficiência (Toelf ou Ielts) para assegurar a fluência. Mais informações aqui 

Vistos e permissões

Após ser aceito pela universidade holandesa de sua escolha, você deve iniciar o processo de visto. Isso vai depender de muitos fatores como a sua nacionalidade e quanto tempo você irá permanecer no país. Estudem brasileiros que possuemcidadania de algum país da união europeia, independente de qual país, podem entrar livremente na Holanda. Em outros casos, o visto é necessário para quem pretende passar mais de 3 meses no país. Cheque nossa página de visto para mais informações sobre esse procedimento.

Lembre-se que a própria universidade inicia o processo de obtenção de visto estudantis para o aluno. Isso facilita muito, mas ainda assim todo o trâmite pode demorar alguns meses. Mais um motivo para você começar a preparar a sua viagem com o máximo de antecedência possível. 

Seguros

Durante a sua estadia na Holanda é imprescindível que você possua um seguro adequado. Existem diversas possibilidades que podem variar de acordo com os seus objetivos nos país. Criamos uma página especialmente sobre seguros para facilitar a sua preparação. 

Moradia

Chegando na Holanda você precisa, obviamente, encontrar um novo lar. Como em toda grade metrópole, pode ser um pouco trabalhoso achar boas opções de residência, por isso é importante começar a procura o mais cedo possível, enquanto você ainda estiver no Brasil. A sua universidade holandesa pode oferecer uma valiosa ajuda, não deixe de perguntar a sua pessoa de contato.

A nossa página sobre moradia na Holanda tem várias informações e link úteis. Confira! 

Prepare-se

Então deu tudo certo! Você foi aceito pela universidade da sua escolha, já está com o visto em mãos e as finanças organizadas. Agora é hora de começar a parte divertida da preparação!  E é claro que o Nuffic Neso Brazil também vai te ajudar nessa parte.

Para começar que tal conhecer outros brasileiros que também estão embarcando para a Holanda? Verifique a data da reunião de pré-embarque na sua cidade e venha celebrar com a gente! Durante o encontro você pode tirar as últimas dúvidas sobre a vida e os estudos na Holanda, fazer amizade com outros estudantes e trocas ideias com quem já passou por essa experiência.  Se o evento não for realizado no seu estado não se preocupe, você pode participar do online pré-departure meeting e receber por correio o kit boas-vindas.

Pra ficar por dentro de todas as novidades, não esqueça de seguir nossos perfis no Facebook e no Twitter e acompanhar nossos vídeos no youtube.  Criamos também o blog  orangestudents.nl, exclusivamente para compartilhar as experiências dos brasileiros que estão estudando na Holanda. Divirta-se com as histórias e cadastre-se no Holland Alumni Network Brazil para também fazer parte dessa rede.

Para ficar ainda melhor preparado, leia os depoimentos de quem já estudou nos Países Baixos e visite os blogs dos nosso parceiros. 

Após a sua chegada

Parabéns! Você chegou na Holanda e está pronto pra iniciar essa nova etapa da sua vida. Desarrume suas malas e organize os últimas formalidades necessárias antes de começar a explorar a Europa.  Se você não tem cidadania europeia os passos serem tomados dependem de quanto tempo você ira permanecer no país:

- Menos de 3 meses: Assim que você chegar na Holanda (em até no máximo 3 dias), é necessário se apresentar a polícia de estrangeiros (Aliens police) da localidade onde você vai morar. Sua universidade vai te orientar nesse processo que também pode ser feito online.

- Mais de 3 meses: Para um período superior a 3 meses será necessário obter uma permissão de residência. Sua instituição de ensino irá iniciar esse processo e fornecer mais informações. Lembre-se que também é fundamental se registrar no consulado brasileiro

Se desejar trabalhar enquanto estudo você precisa obter um visto de trabalho

Caso você possua cidadania da Romênia ou Bulgária, verifique junto a Nuffic as regras específicas.