Holanda: Custos baixos, vida cultural intensa, transporte público excelente, ótimas oportunidades de estágio e cervejas de primeira linha

Estudante de engenharia e ciclista, Gabriel Flores passou um ano na Holanda pelo programa Ciência sem Fronteiras e se encantou com o país.

Eu passei um ano morando na Holanda e a minha experiência lá foi muito boa. Em resumo, da pra dizer que a Holanda é um país incrível!
É muito bom de se morar lá. É extremamente fácil se comunicar em inglês (praticamente toda população fala), o povo é bastante receptivo e tudo é muito acessível. O transporte público é excelente, é muito tranquilo de se cruzar o país em poucas horas e é muito fácil e relativamente barato ir para os países vizinhos (Bélgica e Alemanha), é possível ir até de bicicleta. O custo de vida não é caro, pelo menos em Eindhoven (a cidade onde eu morei).

Gabriel Flores

Viajar pela Europa também não é caro e existem várias opções como ônibus, trem e avião, todos saindo de dentro da Holanda mesmo. A Holanda também é um país excelente pra quem gosta de música, como eu. Muitas turnês passam por lá, ocorrem muitos festivais dentro do país (ou muito próximos) e os ingressos não são caros. Eu ainda tive a oportunidade de estagiar por um semestre em uma empresa gigantesca do ramo de semicondutores e tive uma experiência profissional muito significativa lá dentro.

Pra concluir, a Holanda foi especial pra mim por diversos motivos, mas principalmente por dois: O primeiro é que eu pratico ciclismo e a cultura da bicicleta é muito forte lá, o país é repleto de ciclovias e o ciclista é muito respeitado. O segundo é por que eu sou apaixonado por cerveja, e bom, os países vizinhos, e a própria Holanda, são especialistas nisso. Eu e meus amigos fizemos o famoso roteiro trapista, viajamos de carro cerca de  1000km uma viagem de carro conhecendo diversos  mosteiros trapistas. Uma experiência incrível!

Gabriel Pascottini Flores
Curso: Engenharia
Universidade:  Fontys University of Applied Sciences 
Universidade brasileira: UFRGS


última modificação 2014-08-14 15:08