"É gratificante auxiliar outras pessoas a ter a chance de estudar fora e crescer"

O alumnus Eduardo Zdanowicz nos conta como é ser representante oficial da IHS - Institute for Housing and Urban Development Studies, no Brasil

Em janeiro de 2013 viajei para Rotterdam. Estudei na IHS – Institute for Housing and Urban Development Studies, parte da Erasmus University Rotterdam, através do programa Ciências Sem Fronteiras. Fiz um curso completo de 12 meses chamado “Urban Management & Development: Sustainable Urbanism – UMDSU” (Gestão e Desenvolvimento Urbano: Urbanismo Sustentável).Eduardo IHS feiras

Enquanto estudante do curso a IHS me ofereceu a oportunidade de, naquele ano, ser o candidato brasileiro no programa “IHS Ambassadors”. Esse programa oferece a chance dos alunos de diferentes nacionalidades  se tornarem representantes do Instituto em seus respectivos países e também lideres deles dentro da instituição. A partir disso, tive  contato direito com vários setores da universidade e, com isso, eu fui preparado para exercer o meu papel da melhor maneira possível. Também interagi diretamente com os meus colegas embaixadores, de outros países, como Bangladesh, Indonésia e Nigéria. Após o meu retorno no Brasil, continuei meu trabalho de embaixador do instituto. O trabalho e a demanda foi crescendo tanto que recebi o convite para ser o Representante Oficial da IHS no Brasil. 

A partir disso, falei com vários alunos interessados em programas de estudo lá na IHS, participei de reuniões, palestras e até mesmo encontros com autoridades, como o Cônsul holandês e o Cônsul alemão.  Visitei várias cidades aqui no Brasil, como Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba, participando de eventos, feiras de estudos e reuniões com empresas parceiras. Porém, o mais gratificante para mim no exercício dessa atividade é o fato de eu falar com potenciais alunos.

Eduardo IHS e consul Alemanha

Acredito que esse trabalho pode proporcionar e auxiliar que mais pessoas, assim como eu, possam ter a chance de estudar fora e crescer, pessoalmente e profissionalmente. Meu ano de estudos na Holanda modificou paradigmas e ideias que tinha quanto a conceitos tanto profissionais (como os ligados a sustentabilidade, planejamento urbano e desenvolvimento de cidades), como pessoais (ligado a tolerância a diversidade de pensamentos, pessoas e culturas). Espero fortemente que meu trabalho cresça suficientemente para atingir a todos os interessados em estudar Planejamento Urbano Sustentável, porém que também tenham interesse em crescer pessoalmente.  (Foto: Eduardo em recepção na residência oficial do Cônsul Alemão).   

  • Eduardo Zdanowicz
  • Curso Arquitetura - Ciência sem Fronteiras
  • Universidade holandesa:IHS – Institute for Housing and Urban Development Studies

 

Conheça o depoimento de outros brasileiros que escolheram a Holanda como destino de estudos. 

Conheça os Embaixadores do ensino superior holandês

última modificação 2015-06-16 14:38