A Holanda é um país onde as coisas funcionam muito bem e com um sistema educacional excelente

O doutorando Rodrigo Coutinho, da Universidade de Brasília, está realizando sua pesquisa em Health Sciences na University of Groningen com apoio do Capes.

Por quê a Holanda?

Eu decidi a Holanda em meu programa sanduíche porque encontrei um grupo de pesquisa  que trabalhava com Rodrigo depoimento Holandagenética de doenças complexas. Não conhecia muito da cultura e do modo de vida holandês na época. Acabei me supreendendo bastante por eles terem uma cultura bem aberta.

 

A verdadeira experiência holandesa

Uma das coisas interessantes que achei aqui, que a gente sempre escuta,  é o fato que todo mundo anda de bicicleta, isso é, eu já meio que esperava encontrar esse cenário, mas ver é bem diferente. É um estilo de vida totalmente diferente do que a gente está acostumado. Principalmente pra quem veio de Brasília. Quando eu digo que todo mundo anda de bicicleta, eu quero dizer, todo mundo mesmo, da criança, ao velhinho. Pois é, tem muito idoso andando de bicicleta na Holanda. No primeiro dia que fui de bicicleta pra universidade eu me lembro de ver um monte de velhinhos me ultrapassando na bicicleta, me deixaram pra trás bem fácil, me senti muito fora de forma. Mas depois de um tempo peguei o ritmo. É interessante de ver como a qualidade de vida deles é boa.

Aprendendo a se adaptar

Como a Holanda tem uma cultura muito aberta e bastante tolerante com estrangeiros, não achei muito difícil me adaptar. Algumas pessoas acham difícil a questão do compromisso com os horários. Os holandeses de uma maneira geral, são bem pontuais e levam muito a sério os horários marcados para os seus compromissos, não aceitam desculpas para atrasos. Eu particularmente não tive muito problema com isso. O que achei difícil , no entanto, foi me adaptar com a comida holandesa. A comida aqui é a base de batata. Ou seja, tudo acompanhado com batata. fica um pouco repetitiva. O melhor jeito  mesmo  é aprender a cozinhar.

No geral, a Holanda é um país onde as coisas funcionam muito bem e com um sistema educacional excelente. Além disso, tem centros de pesquisas de ponta, permitindo uma integração internacional para o aluno de doutorado que irá mudar totalmente sua visão como futuro pesquisador. 

última modificação 2014-02-04 00:59