Twente University realiza pesquisa sobre escassez mundial de água

Publication date: 2016-02-16 13:50

Resultado da pesquisa conduzida pela universidade holandesa aponta que cerca de dois terços da população, enfrentam o problema durante pelo menos um mês a cada ano, muito mais do que se pensava anteriormente.

Em um artigo publicado sexta-feira na revista “Science Advances”, Arjen Y. Hoekstra, professor de gestão da água na Universidade de Twente, e seu colega Mesfin M. Mekonnen conceberam um modelo computacional para criar o que eles dizem ser uma imagem mais precisa da escassez de água em todo o mundo.

Dividindo o planeta em quadrículas medindo aproximadamente 3.108km, eles analisaram a demanda mensal de água e disponibilidade do precioso líquido em cada grade para determinar o nível de escassez. O estudo indicou que cerca de quatro bilhões de pessoas enfrentam grave escassez de água durante pelo menos um mês a cada ano, muito mais do que se pensava anteriormente.

“Isso significa que os níveis de água subterrânea estão caindo, lagos estão secando, menos água está fluindo em rios e as fontes para a indústria e os agricultores estão ameaçados”, explicou o professor.

Uma área experimenta escassez de água grave quando suas indústrias, fazendas e residências consomem o dobro da quantidade de água disponível nessa região. Uma grave crise hídrica pode levar à quebra de safras e baixa produtividade das culturas, ocasionando aumentos de preços de alimentos, bem como fome generalizada.

“Escassez de água doce é um grande risco para a economia mundial, afetando quatro bilhões de pessoas diretamente, mas ma vez que as pessoas restantes no mundo recebem parte de seus alimentos das áreas afetadas, o fenômeno nos envolve a todos”, disse Hoekstra.

Leia a matéria na íntegra em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/escassez-mundial-de-agua-pior-do-que-se-pensava-18675296#ixzz40Kkr4cPI 

Tradição holandesa em Gestão de Águas

A pesquisa foi conduzida pelo professor de Gestão de Águas da University of Twente, Dr. Arjen Y. Hoekstra, university-of-twente-logo-reflected-in-the-waterjuntamente com o pós-doutorando Mesfin Mekonnen. Um dos principais especialistas mundiais em Gestão de Recursos Hídricos, Dr. Hoekstra desenvolveu a plataforma "Water Footprint Network", composta por mais de 200 empresas interessadas em contribuir para o uso mais sustentável e eficiente da água.

Saiba mais sobre essa e outras pesquisas em andamento:https://www.utwente.nl/igs/

O país é oferece diversas opções de programas acadêmicos e especializações para que profissionais ligados a área possam aprimorar seus conhecimentos e trabalhar em conjunto na solução desse e demais problemas enfrentados pela nossa sociedade.  

Interessados podem encontrar informações no nosso banco de cursos: www.nesobrazil.org/encontrseucurso 


última modificação 2016-02-16 13:51