Novo programa de bolsas da Holanda estimula mobilidade acadêmica internacional

Publication date: 2015-02-18 20:13

Estão abertas as inscrições para o Holland Scholarship, o novo programa de bolsas do Governo Holandês.

Estão abertas as inscrições para o Holland Scholarship, o novo programa de bolsas do Governo Holandês.  O programa irá contemplar anualmente  768 estudantes internacionais com para cursos de graduação e mestrado nos Países Baixos.  Em complemento, 768 holandeses terão a oportunidade de estudar, estagiar e conduzir pesquisas em países fora do Espaço Econômico Europeu (EEA) por um período mínimo de 3 meses.  O objetivo do Holland Scholarship é diversificar o perfil da educação superior holandesa e estimular a mobilidade acadêmica tanto para estudantes internacionais como para os holandeses.

Programa nacional de bolsas dos Países Baixos

O Holland Sholarship é o novo programa nacional de bolsas dos Países Baixos para holandeses e estudantes Amsterdaminternacionais. O programa é uma iniciativa conjunta do Ministério Holandês da Educação, Cultura e Ciência, do VSNU (associação das universidades da Holanda), da Associação das Universidades de Ciências Aplicadas da Holanda e da EP-Nuffic. As diretrizes para criação do programa tiveram origem no Joint International Vision (documento desenvolvido pela VSNU e pela associação de Universidades de Ciências Aplicadas da Holanda) e no Internationalisation Vision Memorandum, elaborado pelo Ministério da Educação junho de 2014. 48 universidades holandesas de pesquisa e ciências aplicadas estão participando do Holland Scholarship. Elas também vão custear metade dos custos operacionais envolvidos.

A Ministra da educação, cultura e ciências da Holanda, Jet Bussemaker, comentou: “A experiência internacional gera um valor agregado muito grande aos estudantes. Deixar para trás sua zona de conforto em busca de experiências acadêmicas profissionais em um novo ambiente, com uma cultura diferente, é algo realmente enriquecedor”.

A importância da internacionalização

O Holland Scholarship contribui para melhoria da qualidade das universidades holandesas através da formação de classes cada vez mais internacionais. Ao mesmo tempo, o programa ajuda a assegurar a posição da Holanda entre os melhores destinos acadêmicos do mundo.

O programa facilita que os estudantes holandeses possam estagiar ou realizar uma parte do curso no exterior. A experiência os ajudará a desenvolver habilidades internacionais que podem abrir portas no mercado de trabalho após concluírem seus estudos. Além disso, os próprios intercambistas são unânimes em afirmar o quanto a experiência no exterior foi impactante nas suas vidas.

O Holland Scholarship

Menina DOcNo total, 1.536 bolsas estarão disponíveis por ano. Estudantes que moram na Holanda podem buscar mais informações nesse link e na sua própria instituição de ensino. Os brasileiros interessados em estudar na Holanda encontram detalhes sobre esse e outros programas de bolsas através do Nuffic Neso Brazil, fundação que orienta e informa gratuitamente estudantes do Brasil em busca de informações sobre o ensino superior holandês.

Os estrangeiros podem obter uma bolsa no valor de 5.000 Euros para cursar programas completos de bacharelado ou mestrado na Holanda a partir de setembro deste ano. O valor da bolsa para holandeses é de 1.250,00 Euros.

Veja a relação de universidades participantes, conheça os requisitos e saiba como se candidatar ao Holland Scholarship

 Participe da Palestra online no dia 26/02 e tire suas dúvidas sobre o programa em tempo real. 

última modificação 2015-02-18 20:13