Mais colaboração envolvendo parceiros do Brasil e da Holanda: Twente e ITA selam acordo para dupla titulação

Publication date: 2016-02-02 20:55

Ambas as instituições se conhecem bem, e têm feito regularmente intercâmbio de estudantes e funcionários ao longo dos anos. O double degree significa o próximo passo nesta parceria.

A Universidade de Twente assinou hoje um acordo de double degree (dupla titulação) com o ITA, uma renomada instituição de ensino no Brasil. Geert Dewulf, reitor da Faculdade de Tecnologia de Engenharia (CTW), assinou o acordo em nome da UT no Brasil. Graças a esta parceria, os estudantes de Mechanical Engineering (Engenharia Mecânica) da Universidade de Twente poderão participar de cursos de mestrado no Brasil, e se formarem na Embraer, por exemplo, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo.  O mesmo vale para os brasileiros, que podem obter diploma acadêmico emitidos pela universidade holandesa. 

ut and ita

Indústria aeronáutica  

Ao participarem da especialização Aerospace Engineering & Management, no curso de graduação, os estudantes de engenharia mecânica de ambas as universidades  podem se aprofundar na tecnologia aeronáutica. Isso oferece a possibilidade de concluir o mestrado de engenharia mecânica, que foca em tecnologia aeronáutica, no Brasil

Estudantes brasileiros terão a oportunidade de atender cursos na Faculdade de Tecnologia de Engenharia da UT na fase final de seu mestrado, incluindo as especializações em Thermal & Fluid Engineering (Acústica, Mecânica dos Fluidos, Fenômenos de Transporte) Mechanics of Solids, Surfaces & Systems (Materiais e Manufatura, Termoplásticos e Compósitos, Sólidos e Superfícies) e Maintenance (Manutenção).

Os estudantes que participarem do programa de double degree recebem ganham no final um diploma de ambas as instituições.

Sobre o ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição líder em ensino superior no Brasil, e foi fundada pela Força Aérea Brasileira. O ITA tem um forte vínculo com a indústria aeronáutica e recebe anualmente cerca de 8.000 candidaturas de novos estudantes, dos quais apenas 140 são admitidos após um rigoroso exame vestibular. O ITA fica em São José dos Campos, onde também se encontram a sede e a linha de montagem da Embraer. A Embraer é o destino da maioria dos engenheiros aeronáuticos graduados do ITA, e uma parcela significativa das pesquisas que realizam é feita para a Embraer.

“O acordo permite intercâmbio de um ano entre estudantes e professores das duas faculdades. Essa parceria é muito importante para nós, pois o ITA é a melhor instituição de ensino da América Latina no setor aeroespacial”, disse Geert Pol Mimi Remi Dewulf, professor da Universidade de Twente e diretor da Faculdade de Engenharia.

“Nossa relação com São José é antiga. Já formalizamos acordos de cooperação com a Embraer, com a Boeing e também com o INPE. O Brasil é um mercado importante para o desenvolvimento do setor aeroespacial e a grande maioria das empresas da área está concentrada no município”, acrescentou Geert.

Sobre a University of Twente

A Universidade de Twente (UT) é uma jovem (fundada em 1961) e empreendedora universidade que prepara seus alunos para a prosperidade, através da inovação, proporcionando uma educação focada no futuro e através de pesquisas na área de tecnologia e ciências sociais.

Segundo o ITA, a Universidade de Twente é conhecida por priorizar o desenvolvimento da tecnologia e seu impacto na vida das pessoas e da sociedade, valorizando a aplicação de suas pesquisas tanto no âmbito social, quanto econômico.

 

"Atua em estreita colaboração com as indústrias e relevantes institutos de pesquisa, destacando-se pela criação de empresas spin-off", completa o ITA, em nota sobre a universidade.

www.utwente.edu/brazil/

Segundo o ITA, a Universidade de Twente é conhecida por priorizar o desenvolvimento da tecnologia e seu impacto na vida das pessoas e da sociedade, valorizando a aplicação de suas pesquisas tanto no âmbito social, quanto econômico.

"Atua em estreita colaboração com as indústrias e relevantes institutos de pesquisa, destacando-se pela criação de empresas spin-off", completa o ITA, em nota sobre a universidade.

última modificação 2016-02-15 11:45