Logística holandesa é tema de monografia no Recife

Publication date: 2013-12-18 12:06

Trabalho com o tema "A Logística Holandesa e seu diferencial: como os modais ferroviário e fluvial de Rotterdam podem servir de modelo para SUAPE" foi apresentado pela Study in Holland Ambassador Marina Cavalcanti.

A Study in Holland Ambassador Marina Cavalcanti (também conhecida como entretulipas) apresentou recentemente projeto de conclusão de curso com o tema: “A LOGÍSTICA HOLANDESA E SEU DIFERENCIAL: COMO OS MODAIS FERROVIÁRIO E FLUVIAL DE ROTERDÃ PODEM SERVIR DE MODELO PARA SUAPE”. O trabalho foi extremamente elogiado ela vem estudando planos para colocar o projeto em prática. Abaixo, um pequeno resumo do trabalho apresentado:

“O atual modelo de gestão do setor portuário brasileiro é falho, a começar pelo sistema de transporte brasileiro, que depende fortemente do modal rodoviário, indicando o mau aproveitamento de outros modais de transporte – como as ferrovias e a malha fluvial que dispomos. O estudo desse trabalho de conclusão de curso se insere na necessidade do desenvolvimento de portos no Brasil com a integração logística que possui o Porto de Roterdã, num caso particular do Porto de Suape, pela posição estratégica que ocupa no Nordeste brasileiro, e todos os investimentos que vem recebendo, sendo de extrema importância para o desenvolvimento da região. O porto é um centro gerador de riqueza, de empregos e de novas oportunidades. É um indutor do desenvolvimento regional, e é essa a ideia principal a ser colocada como um lema para que os objetivos sejam atingidos. Para um porto ter um excelente desempenho é preciso estruturar quatro pilares: o planejamento, a capacitação, a sustentabilidade e a logística de funcionamento do mesmo.”

Parabéns, Marina!

Sobre os portos

O porto de Rotterdam, no sul da Holanda, tem mais de 100 km²  e é o principal centro logístico na Europa, recebendo os maiores navios do mundo, que dali transferem suas mercadorias para navios menores que abastecem outras partes do mundo, ou ainda por trilhos ou estrada para o interior europeu. Muitas empresas e indústrias utilizam a cidade de Roterdã, com destaque para grandes refinarias de petróleo. O local é porta de entrada para um mercado de 500 milhões de consumidores.

Já o Porto de Suape localiza-se na cidade de Ipojuca, no sul do estado de Pernambuco e possui grande relevância por causa de sua localização geográfica e infraestrutura capaz de atender às mais diversas demandas do Complexo Industrial. 

última modificação 2013-12-18 12:06