Hoje é dia de Sinterklaas ! Saiba mais sobre a festa que celebra a chegada do "Papai Noel holandês"

Publication date: 2013-12-05 15:25

Saber o que está rolando no país em que se mora ou se pretende estudar é fundamental para uma boa adaptação. Descubra uma das tradições preferidas dos holandeses!

(Baseado no artigo: Hoje é dia de Sinterklaas – datas festivas na Holanda, escrito por Daniel Duclos e originalmente publicado em  http://www.ducsamsterdam.net/hoje-e-dia-de-sinterklaas/ )

Basicamente, tudo o que você precisa saber é que Sinterklaas é o mais amado de todos os feriados e tradições holandesas. Sim,  os holandeses são extremamente orgulhosos dessa celebração!

Funciona assim:

Em meados de novembro, Sinterklaas(uma espécie de papai-noel magro, com um chapéu pontudo, montado em um cavalo branco e um cajado na mão) desembarca no porto de  Rotterdam  vindo da Espanha. Acompanhando Sinterklaas, estão seus ajudantes  Zwate Pienten, dois baixinhos travessos com o rosto pintado de preto que são a graça da festa jogando doces para as crianças e fazendo várias brincadeirinhas para animar a multidão que todo ano se reúne para acompanhar a chegada da trupe no porto. Para ter uma ideia da grandiosidade da festa, o evento é transmitido em rede nacional pela TV e ele ainda desfila em carro aberto pela cidade! 

Sinterklass e trupe natal na Holanda artigo

A segunda etapa da festa acontece no dia 05 de dezembro, quando é celebrado o dia de Sinterklaas. Até a véspera, as criancinhas deixam o sapatinho perto da lareira, cantam canções típicas e esperam a chegada do bom velhinho holandês. Na manhã seguinte, ao lado do sapatinho, são encontrados pequenos presentinhos, doces típicos, como pepernoten  ou a  letra inicial do nome da criança feita de chocolate. Na noite do grande dia, as famílias se encontram e as crianças ganham o tão esperado presente de Sinterklaas. Assim como no Brasil, algumas famílias usam a criatividade para fazer os pequenos "encontrarem" o mimo (que pode ser lembrancinha ou presentão, depende da família). 

Antigamente apenas as crianças ganhavam presentes, mas é cada vez mais comum adultos holandeses fazerem brincadeiras como amigo-secreto para comemorar a data. Outra tradição comum entre os adultos é escrever poemas (geralmente engraçadinhos e repletos de sarcasmo) uns para os outros. 

Mas afinal, Sinterklaas é  ou não é Santa Claus?

Chocolate letterA origem de Sinterklass está no santo mais popular da Holanda: São Nicolau, santo padroeiro dos marinheiros, marinheiros e crianças. Como os holandeses influenciaram no estabelecimento de Nova York e a origem de Santa Claus (Papai Noel) nunca foi totalmente esclarecida,  suspeita-se que existe uma forte ligação entre as duas tradições. 

 

Saiba mais aqui: http://www.ducsamsterdam.net/hoje-e-dia-de-sinterklaas/



última modificação 2014-12-11 19:27