Estudantes se preparam para estudar na Holanda torcendo pelo país

Publication date: 2014-07-01 02:05

No clima da Copa, Holanda reúne alunos para encontros pré-embarque. Eventos foram realizados em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis Recife e Porto Alegre.

A eliminação do Brasil pela seleção holandesa na copa de 2010 não esfriou o ânimo dos brasileiros que pretendem estudar no país. Pelo contrário, nos últimos quatro anos, as universidades da Holanda receberam cerca de 2.000 estudantes brasileiros, um crescimento de mais de 50% em relação ao período anterior.

Esse ano, o Nuffic Neso Brazil convidou os estudantes que vão iniciar os estudos na Holanda em setembro para uma reunião de pré-embarque em clima de copa de mundo.

Ao todo, mais de 200 universitários das cidades de Vitória, Brasília, Rio e Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Recife e Porto Alegre participaram dos encontros, a maioria oriunda de programas de bolsas como o Ciência sem Fronteiras e Orange Tulip Scholarship Brazil. Os eventos aconteceram nos dias 13 e 18 de junho, durante os jogos da Holanda na primeira fase do mundial . O objetivo da reunião é preparar os alunos para o período de estudos no exterior, fornecendo orientações e dicas relevantes desde os procedimentos iniciais (como visto, seguro saúde e moradia) até o retorno ao país.

Em Brasília, Rio, São Paulo e Curitiba, os encontros foram organizados em conjuntos com a Embaixada e os Consulados Gerais dos Países Baixos e contaram com a presença do Ministro-Conselheiro da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, Paul Zwetsloot  (Brasília), do Cônsul do Reino dos Países Baixos Arjen Uijterlinde (Rio de Janeiro) e do Cônsul do Reino dos Países Baixos em São Paulo, Sr. J.Schouten . Na capital paranaense, a atividade foi organizada pelo consulado em conjunto com a comuidade holandesa na cidade.

Acreditamos que os pre-departure meetings são fundamentais para preparar os alunos para a estadia na Holanda, além de proporcionar uma pequena imersão na cultura holandesa, apresentando grandes semelhanças com o Brasil, como a paixão pelo futebol e alegria do povo”, explica Ellen Bijlsma, Diretora do Nuffic Neso Brazil.

Para animar ainda mais a torcida, diversos jovens que já voltaram da experiência de estudos na Holanda também estiveram presentes no encontro. Com o coração dividido entre o laranja e o verde e amarelo, eles torceram muito pela seleção holandesa, enquanto trocavam dicas com os novos alunos.

Estudantes de outras cidades também puderam tirar dúvidas e receber informações sobre estudar e viver na Holanda online, no dia 11 de junho. Veja o vídeo da apresentação aqui e confira os slides nesse link

Veja algumas fotos:

Rio Predep  Bsb Predep Curitiba Predep

Sp predep Recife Predep  BH predep

última modificação 2014-07-01 02:10