Especialistas da Finlândia e Holanda apresentam experiências sobre Educação Profissional

Publication date: 2015-12-08 11:30

 

Especialistas da Finlândia e da Holanda estão entre os principais palestrantes do Encontro Internacional de Educação Profissional que acontecerá de 9 a 11 de dezembro em João Pessoa. O evento organizado pelo Instituto Federal da Paraíba pretende, entre outras coisas, discutir os modelos de educação e pesquisa aplicados no primeiro mundo.

A Finlândia e a Holanda têm mantido uma elevada eficiência no campo educacional e conseguido bons resultados em testes internacionais como o Pisa (Programme for International Student Assessment) ou Programa para Avaliação Internacional de Estudantes.

No primeiro dia do Encontro Internacional a partir das 14h no Centro Cultural Ariano Suassuna, no prédio do TCE, haverá apresentação das professoras Carita Prokki, da TAMK (Tampere University of Applied Sciences) um dos maiores institutos politécnicos finlandeses; e Seija Mahlamäki-Kultanen, reitora da HAMK (Häme University of Applied Sciences) uma universidade multidisciplinar de ciências aplicadas localizada no sul da Finlândia.

Na sequência Ellen Bijlsma, representante em Brasília do escritório da EP-Nuffic, vai falar sobre as atividades da organização, que entre outras coisas, promove a cooperação entre instituições de ensino superior no Brasil e na Holanda.

Na sexta-feira (11) a Häme University of Applied Sciences promove um seminário no auditório I do Campus João Pessoa a partir das 08h com o tema “Promovendo Ciência e Educação entre Brasil e Finlândia pela Pesquisa Aplicada”.

As palestras acontecem nos idiomas maternos, mas haverá tradução simultânea para o Português. Para facilitar a acomodação das pessoas, os eventos marcados para o auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna também serão transmitidos ao vivo para o Campus João Pessoa onde o público poderá acompanhar as discussões.

Seija Carita
Seija Mahlamäki-Kultanen, reitora da HAMK Professora Carita Prokki, da TAMK

 

Texto*Heranir Oliveira- Ascom/Reitoria IFPB 

Originalmente publicado em http://www.ifpb.edu.br/reitoria/noticias/2015/12/especialistas-da-finlandia-e-holanda-apresentam-experiencias-sobre-educacao-profissional

última modificação 2015-12-08 11:31