Embaixada dos Países Baixos traz para Brasília a exposição Brasil e Holanda - Paz e Justiça

Publication date: 2013-12-11 12:54

Um dos temas que destaca a exposição, é vida de uma das mais notórias vítimas do Holocausto, Anne Frank. Esta história serve de lição para o mundo como prevenção de atrocidades e impunidades.

A exposição “Anne Frank: uma história para hoje” chega à Brasília com o intuito de promover uma interlocução entre os acontecimentos do passado e a realidade vivida no mundo atual, de modo que, por meio de uma reflexão crítica, cada um de nós possa contribuir para uma sociedade mais justa adequada aos preceitos dos Direitos Humanos.

Já vista por mais de 14 milhões de pessoas em 90 países ao redor do mundo, e mais de 500 mil visitantes na América Latina, a exposição itinerante já percorreu diversos estados brasileiros e será exibida em Brasília entre os dias 11 de dezembro e 5 de janeiro no Museu Nacional da República.

Na capital, entretanto, ganha novo formato uma vez que faz parte da exposição “Brasil & Holanda - Paz e Justiça – Refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor”, que apresenta três grandes temas relacionados aos conceitos “Relembrar, Refletir e Reagir, inter-relacionando histórias do Brasil e Holanda, por meio da apresentação de painéis e vídeos.

O objetivo da exibição é proporcionar ao público uma reflexão sobre o passado para construir um futuro melhor. Portanto, a exposição apresentará a trajetória do Maurício de Nassau e sua influência no Brasil no século 17, de Anne Frank e o Holocausto na Europa, e, por último, da Cidade de Haia, na Holanda, que abriga os Tribunais Internacionais de Justiça cuja meta é a preservação dos Direitos Humanos e o respeito aos acordos internacionais.

A exposição será gratuita e aberta ao público em geral. Para complementar, a Embaixada dos Países Baixos, em parceria com o UniCeub, realiza a palestra “A atuação e o impacto das diferentes Cortes Internacionais na defesa dos valores da paz e justiça no mundo”, no Fórum Mundial de Direitos humanos, que será realizado nos próximos dias 10 a 13 de dezembro em Brasília. Mais informações aqui. (228 kB)

SERVIÇO
Exposição Brasil e Holanda – Paz e Justiça
Lançamento: 11 de dezembro de 2013, quarta-feira, às 19hs.
Local: Museu Nacional da República, Brasília – DF

Visitação: de 12 de dezembro de 2013 a 05 de janeiro de 2014. De segunda à sexta, das 09h
às 18h; sábados e domingos das 09hs às 18h30.


Palestra: A atuação e o impacto das diferentes cortes internacionais na defesa dos
valores da paz e justiça no mundo
Data: 11 de dezembro
Horário: das 16hs às 18hs
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil – SCES, Trecho 2, Conj. 53, Lote 50
Mais informações pelo site www.fmdh.sdh.gov.br e/ou contate bra-ppc@minbuza.nl

última modificação 2013-12-11 12:54