Diálogos Brasil/Holanda - Patrimônio Edificado

Publication date: 2015-11-18 05:05

Nos dias 23 e 24 de novembro será realizado o evento e exposição "Diálogo Brasil/Holanda", sobre a adaptação de patrimônio cultural, onde serão analisados os desafios na gestão de patrimônio nos dois países.

Um olhar sobre como os Países Baixos intervêm no patrimônio cultural edificado. Essa é a proposta da palestra e da exposição que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos (RCE), no dia 23 de novembro de 2015, às 18h30, na sede do Instituto, em Brasília. O evento, pretende reunir estudantes de Arquitetura e Urbanismo, profissionais da área e interessados pelo assunto.

Capar diálogos Brasil Holanda

A palestra Experiências de adaptação de patrimônio cultural edificado na Holanda visa fomentar a discussão no meio acadêmico sobre intervenções em edifícios com valor cultural, a partir da necessidade de mudança do uso original do local, explicando o Programa de ReUso. O palestrante Paul Meurs, professor de Patrimônio Cultural na Universidade Tecnológica de Delft, apresentará as práticas executadas em imóveis na Holanda, abrindo o debate com o público.

As obras que serão retratadas na exposição ReUso na Holanda: Reciclagem de patrimônio histórico mostram experiências holandesas bem sucedidas quanto à restauração e reutilização de edificações antigas e degradadas.  A mostra ficará em cartaz na Sala Mário de Andrade, na sede do Iphan, até o dia 31 de janeiro de 2016. A entrada é gratuita.

Os eventos dão início a um seminário interno Diálogos Brasil/Holanda – Patrimônio Edificado: Intervenção e Sustentabilidade, no qual representantes do Iphan, da RCE e outras instituições convidadas trocarão experiências sobre gestão do patrimônio com a participação da iniciativa privada.

Palestra: Experiências de adaptação de patrimônio cultural edificado na Holanda

Exposição: ReUso na Holanda: Reciclagem de patrimônio histórico

Data: 23 de novembro de 2015

Horário: 18h30

Local: Sede do Iphan/DF

Informações: https://www.facebook.com/events/448147692044679/

Clique para acessar a programação (709 kB)

última modificação 2015-11-18 05:05