Cultura sem fronteiras: programa do Ministério da Cultura oferecerá intercâmbio para estudantes e profissionais de Ciências Humanas e Artes.

Publication date: 2014-08-20 17:40

As inscrições já estão abertas. Cursos e estágios começam entre novembro e março de 2015. Saiba como estudar na Holanda com o auxílio do programa.

No dia 31 de julho desse ano, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o secretário nacional da Economia Criativa, Marcos André Carvalho, divulgaram o lançamento do programa Conexão Cultura Brasil, que oferece aos brasileiros oportunidades de capacitação acadêmica e profissional no Brasil e no exterior, na área de artes, cultura e economia criativa.

No momento, dois editais públicos estão abertos como objetivo oferecer bolsas de estudo e patrocinar a participação em eventos culturais organizados fora do país a cerca de 500 profissionais de diversas áreas que não são atendidas pelo programa federal Ciência Sem Fronteiras.

Os selecionados irão viajar a partir de novembro deste ano.  O governo federal custeará passagens de ida e volta e diárias durante 3 meses. De acordo com o Ministério da Cultura, não há um pré-requisito definido e nem uma idade-limite para concorrer a uma vaga. Para ser elegível às bolsas de estudo, o interessado deve obter uma pré-aprovação de alguma universidade no exterior.

As principais carreiras contempladas pelo programa são: música, teatro, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares, literatura, TV, rádio, moda, design, arquitetura, publicidade, turismo, dentre outras.

Se você foi aceito por alguma universidade holandesa em uma dessas áreas ou possui interesse em participar de algum a atividade de aprimoramento profissional no país, pode se candidatar ao programa seguindo o cronograma abaixo:

Viagens previstas para

 Encaminhamento das solicitações até

Novembro

29/08/2014

Dezembro

01/10/2014

Janeiro, Fevereiro e Março 2015

07/11/2014

 

Os interessados na área de música podem conseguir uma bolsa exclusiva por meio do programa no Conservatorium van Amsterdam (CvA) - AHK  Para mais informações entre em contato com o Nuffic Neso Brazil. 

As inscrições serão realizadas EXCLUSIVAMENTE por meio do sistema SALICWEB, disponível no site: www.cultura.gov.br

Para  informações sobre o  Conexão Cultura Brasil, visite o site do Ministério da Cultura e verifique os links abaixo:

- PROGRAMA CONEXÃO CULTURA BRASIL: Informações gerais e dicas de participação

- EDITAL CONEXÃO CULTURA BRASIL - INTERCÂMBIOS  Nº 1/2014

- EDITAL CONEXÃO CULTURA BRASIL – NEGÓCIOS (participação de empreendedores de economia criativa em eventos internacionais de negócios)

última modificação 2014-10-16 18:07