Como funciona o ensino superior holandês?

Publication date: 2015-01-05 02:30

Dúvidas sobre como funciona o ensino superior na Holanda? Esse artigo em parceria com o hot courses pode ajudar a esclarecer.

Os  interessados em  cursar  graduação ou pós-graduação na Holanda podem escolher entre inúmeras opções. Apesar de ser pequeno, o país tem 14 universidades de pesquisa, 39 instituições de ciências aplicadas e cinco institutos de ensino superior que, juntas,  oferecem mais de 2.100 cursos acadêmicos totalmente ministrados em inglês. Atualmente, mais de 70 mil estudantes estrangeiros se beneficiam do sistema educacional holandês, sem precisar se preocupar com a barreira do idioma, graças à perspectiva internacional das universidades do país.

Amplamente internacionalizadas, as universidades da Holanda dão ênfase à proficiência em escrita e conversação na língua inglesa, para manter o padrão de qualidade do ensino no país. Os estudantes estrangeiros contam ainda com a oportunidade de aprender holandês, como uma maneira de ampliar os aspectos culturais da experiência.

 Os cursos e as áreas de estudo variam de acordo com o  tipo de instituição que o estudante escolher. Normalmente, os programas de estudo em universidades de pesquisa duram entre três e quatro anos, e têm ênfase no conhecimento e debate teóricos, além de uma abordagem mais abrangente às áreas de estudo disponíveis.

 As universidades de ciências aplicadas têm uma abordagem um pouco diferente, preparando os estudantes para a vida profissional em áreas específicas. Nestas instituições, os cursos também duram de três a quatro anos, com foco na experiência prática.

Tanto as universidades de pesquisa como as de ciências aplicadas oferecerem uma grande variedade de opções e aplicam uma abordagem interdisciplinar ao aprendizado. Os estudantes podem montar  as suas próprias grades curriculares durante três a quatro anos de estudos em uma diversidade de áreas em humanas, ciências e ciências sociais, enquanto cursam outras áreas secundárias.

As instituições holandesas utilizam diferentes métodos de ensino e avaliação, como provas, seminários, discussões em grupo, dissertações e teses finais, entre outras abordagens. No entanto, todas procuram desenvolver as habilidades analíticas e a autodisciplina de seus estudantes e também a comunicação entre discente e docente.

Essa matéria também foi publicada no site parceiro hot courses: http://www.hotcourses.com.br/study-in-netherlands/city-focus/about-dutch-institutions/

 Saiba mais sobre estudar na Holanda: www.nesobrazil.org/estudenaholanda2015

última modificação 2015-01-05 02:31