Bicicletas por todos os lados

Publication date: 2013-08-29 16:07

Saiba como a Holanda se tornou um país bike friendly

Como bem disse o Ducs Amsterdam: "A bicicleta é tão parte da cultura holandesa que é difícil de explicar pra quem está de fora. É muito mais expressão cultural de holandesice do que qualquer moinho, tamanco ou tulipa."
 
Quem tem a oportunidade de conhecer a Holanda logo entende porque o lugar é chamado de "país das bicicletas" Nas ruas, o trânsito está todo adaptado para o tráfego das magrelas, com ciclovias e sinaleiras especiais. Mas nem todo mundo sabe é quem nem sempre foi assim, entre 1950/1970 a Holanda passou porum período de crescente motorização. O governo deu então início a diversos "planos de ciclismo", investindo em infraestrutura e criando  novas leis para limitar a velocidade e o espaço ocupado pelos carros.  O processo todo demorou muitos anos para ser concluído e exigiu, em paralelo, um grande trabalho de educação e conscientização.
 
O resultado final, como todos sabem, foi excelente! A Holanda hoje é considerada um exemplo mundial de incentivo ao uso do ciclismo, motivo de grande orgulho para os holandeses!
 
Para saber mais:
 
 
última modificação 2013-08-29 16:07