Asfalto criado por holandeses possui poder limpante, capaz de absorver a poluição

Publication date: 2013-10-02 14:40

Asfalto autolimpante: Calçamento criado na Holanda e construções em várias partes do mundo recebem substância capaz de absorver a poluição gerada por até 900 automóveis Por Ana Carolina Nunes - Via Isto é

Para alguns profissionais de engenharia e arquitetura, ser sustentável não é mais suficiente. Além de utilizar materiais certificados, evitar desperdícios e emitir zero de carbono, eles estão empenhados em erguer obras que ajudem a China bike Isto élimpar o ar nas cidades. Pouco importa se elas são verdes como as metrópoles holandesas ou poluídas como os aglomerados urbanos da China.

Vem da Holanda o exemplo mais recente desse tipo de abordagem construtiva. Pesquisadores da Universidade de Tecnologia Eindhoven cobriram 150 metros de uma rua com um pavimento purificador do ar. Para isso, misturaram ao concreto um composto chamado dióxido de titânio. Por meio de uma reação química, em contato com raios UV o material absorve poluentes. A experiência diminuiu a concentração de dióxido de nitrogênio e de óxido nítrico em até 45%.

Sua utilização em obras não é exclusividade dos holandeses. Construções em vários lugares do mundo já experimentam o poder do dióxido de titânio, inclusive no Brasil. O novo Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha terá a cobertura revestida com uma membrana do produto. Do outro lado do globo, a cidade chinesa de Qingdao deve ganhar uma das maiores obras autolimpantes do mundo. O edifício Indigo Tower será todo revestido de dióxido de titânio e promete converter gases tóxicos em oxigênio e água. Uma necessidade num país em que a população respira um ar 40 vezes mais poluído que o limite estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja a matéria na íntegra aqui: http://www.istoe.com.br/reportagens/325392_ASFALTO+AUTOLIMPANTE

última modificação 2013-10-02 14:40