Acomodação estudantil na Holanda

Publication date: 2014-08-12 14:09

O Hot Courses fez um ótimo guia sobre como encontrar acomodação estudantil na Holanda. Confira!

Vindos de todas as partes do mundo, os estudantes internacionais precisam encontrar um lugar para morar durante a estadia na Holanda; e, pelo país ser densamente povoado, a tarefa pode ser um pouco complicada. A grande maioria dos estudantes consegue uma acomodação diretamente com a sua instituição de ensino holandesa. Se isso não acontecer, a universidade costuma oferecer um guia de moradia para estudantes e também orientação para que todos encontrem um lugar acessível e seguro para morar durante os estudos.

A primeira coisa a se fazer quando for morar na Holanda por um período contínuo de quatro meses é registrar-se no município (gemeente). Antes de partir, é necessário cancelar o mesmo (latenuitschrijven).

Algumas instituições holandesas providenciam acomodações para os seus estudantes, uma vez que encontrar um lugar por conta própria é uma tarefa bastante trabalhosa. Mantenha-se atento a todas as possibilidades e converse com o maior número de pessoas possível para, quem sabe, receber sugestões e indicações. Você também encontra anúncios de vagas em quadros de aviso de sua instituição.

Acomodação estudantil na Holanda

Muitos estudantes estrangeiros vivem em residências estudantis holandeses. Estes hostels, normalmente, são mistos – para homens e mulheres. Quase todos os residentes têm um quarto particular e compartilham uma cozinha e um banheiro com outros estudantes. As acomodações na Holanda costumam ser pequenas e relativamente caras nas principais cidades universitárias do país. Os preços começam em aproximadamente 275 euros por mês, mas podem ultrapassar os 400 euros, devido ao déficit habitacional de algumas regiões mais nobres do país, especialmente em cidades majoritariamente universitárias.

Alguns detalhes para serem considerados

 -Verifique de antemão se o dormitório é mobiliado. A qualidade dos móveis pode variar amplamente e, talvez, você precise trocar ou providenciar alguma peça nova (inclusive, em alguns casos, o piso do apartamento).

-Cuidado com sublocações ilegais. Como um inquilino ilegal você tem poucos direitos, além de correr o risco de ser despejado. Em raros casos, os inquilinos podem sublocar apenas parte da casa ou do apartamento que eles habitam; este tipo de situação exige muito cuidado, por isso, a melhor opção seria evitá-la e procurar por outras opções de residências estudantis. Sob certas condições, os proprietários podem sublocar a casa se eles morarem longe temporariamente, por exemplo, para estudar no exterior. Para isso, é necessário inscrever-se oficialmente com antecedência e o inquilino deve registrar-se no município no endereço em questão.

-Na Holanda, é comum pagar um depósito ao alugar uma acomodação que é, geralmente, equivalente a um ou dois meses de aluguel. Você recebe este valor de volta se, ao partir, a acomodação estiver nas mesmas condições.

-Às vezes, o proprietário só libera a acomodação se você pagar um montante único, além do aluguel e depósito. Isso é conhecido como sleutelgeld e não é permitido. Caso tiver que pagá-lo, pode tomar medidas legais para recuperá-lo (se conseguir provar o pagamento, seja com um recibo ou com declarações de testemunhas).

- O aluguel costuma ser "inclusivo" (inclusief), ou seja, já inclui o valor do gás, água e eletricidade. Verifique esta informação antes de fechar a sua acomodação.

 Guia estudantil

 Os guias sobre moradias estudantis providenciados pelas instituições de ensino normalmente possuem cinco seções com uma visão geral e dicas práticas para encontrar moradia no país:

-Acomodação pela universidade

-Acomodação encontrada por conta própria

-Albergues ou alojamentos

-Dicas para encontrar uma acomodação

-Eu encontrei minha acomodação – O que fazer agora?

 

última modificação 2014-08-12 14:09