1º edição do Holanda Conecta debateu o impacto da inovação e novas tecnologias na educação em Recife

Publication date: 2016-04-23 00:55

A inserção de novas formas de comunicação e tecnologias educacionais no ambiente de aprendizagem foi o tema central da primeira edição do Holanda Conecta, evento sobre inovação e educação promovido pelo Nuffic Neso Brazil e pelo Consulado dos Países Baixos em Recife, no dia 13 abril.

Realizado no coração da cidade, o ciclo de debates levantou temas como a necessidade da mudança de paradigmas sobre o papel do professor, a internacionalização do conhecimento, novas ferramentas tecnológicas e o quanto a hiper conexão interfere na forma como as novas gerações se relacionam com o mundo.

Abrindo a noite, o especialista em games educacionais e professor da UFPE Luciano Meira apresentou o conceito D3NA, que se baseia em diversão, diálogo, desafio, narrativa e aventura. “As instituições de ensino devem rever seu DNA, substituindo valores como retenção e controle por premissas que incentivem os alunos a serem autores do seu aprendizado”, explicou Meira.

 A inserção de um modelo educacional que incentive ao diálogo também foi o tema central da palestra do empreendedor Joni Hopen, fundador da StartUp de Big Data ‘Aquarela’ alumni da Twente University, na Holanda. “O pensamento crítico foi o maior legado do meu mestrado na Holanda. Os estudantes são estimulados a todo instante a compartilhar suas ideias e trabalhar juntos na construção de soluções inovadoras, o que impacta diretamente na qualidade do ensino na curva de aprendizado da turma”.

Trio holanda conecta

Em seguida, o jornalista e consultor de tendências e informação do Porto Digital, Jacques Barcia, impactou a plateia abordando temas como internet das coisas e novas formas de tecnologia. “A estimava é que, em 2020, teremos entre 40 e 200 bilhões de novos objetos conectados à internet. Não estamos falando de smartphones e demais gadgets, mas de talheres, portas, óculos, carros, postes.  Tudo isso é muito breve e muito urgente”, destacou Barcia.

 “O Holanda Conecta nasceu da ideia de abordar educação de uma forma mais aplicada. Discutir o tema como ferramenta de transformação individual e coletiva para um mundo melhor. Convidamos especialistas das áreas de educação, tecnologia e internacionalização para criarem o ambiente de debate”, conta Ana Maria Sousa, Student Counselor do Nuffic Neso Brazil.

Após os debates, o evento se transformou em um happy hour, com apoio da Heineken e som do Dj  Patricktør4, estimulando a interação entre os participantes e unindo a vibração dos dois países.

Interessados em participar das próximas edições do Holanda Conecta podem se cadastrar no site do Nuffic Neso Brazil para mais informações: www.nesobrazil.org/cadastro

 

Confira fotos e vídeos do evento. 

última modificação 2016-04-23 01:10