Negócios e Política

A Holanda é uma monarquia constitucional com uma economia aberta.

Fatos principais

Nome oficial

Reino dos Países Baixos

Forma de governo

monarquia constitucional com um parlamento bicameral

Chefe de estado

o monarca hereditário (atualmente, Rainha Beatriz)

Chefe do governo

o primeiro ministro (atualmente, Mark Rutte)

Capital

Amsterdã

Sede do governo

Haia


Há séculos que o comércio internacional tem sido um elemento fundamental do sistema econômico holandês.Devido à sua localização no delta através do qual muitos rios europeus conectam-se ao Mar do Norte, a Holanda possuía uma posição ideal para se tornar um centro comercial e de transportes para toda a Europa ocidental.

O século XVII é conhecido como a Idade de Ouro da história da Holanda, quando os navios holandeses transportavam 90% de todas as mercadorias na Europa.Atualmente, o comércio internacional ainda é o principal motor do crescimento econômico. A Holanda é a décima-sexta maior economia do mundo e um dos dez principais países exportadores.

Os principais parceiros comerciais da Holanda são os seus vizinhos: Alemanha, Bélgica, Reino Unido e França.

Serviços, agricultura e design

Atualmente, mais de 80% da atividade econômica holandesa é baseada em serviços.

Mas a Holanda também é um dos três principais exportadores mundiais de produtos agrícolas. Alimentos e flores representam um quinto do total das exportações holandesas.

Nos últimos anos, o design holandês tornou-se mundialmente famoso.Da moda e arquitetura, passando pela música e novas mídias, a indústria do design está repleta de talento.

Política

O Reino dos Países Baixos é uma monarquia constitucional, com um parlamento bicameral. Todos os cidadãos adultos têm o direito de votar diretamente em um sistema de representação proporcional.

Neste sistema, um grande número de partidos pode ganhar assentos no parlamento, o que significa que nenhum partido terá maioria absoluta.Por esta razão, os gabinetes são sempre formados por coalizões multipartidárias presididas pelo primeiro-ministro.

Os deveres do gabinete incluem a gestão do dia-a-dia do governo, a preparação e implementação de legislação e a manutenção de relações internacionais.A monarquia simboliza unidade nacional e, portanto, tem um caráter mais cerimonial.

Existem três principais tendências políticas moderadas: os social-democratas, os democratas cristãos e os partidos liberais. Os partidos menores são geralmente variações menos moderadas de uma das três linhas políticas principais.



last modified Feb 04, 2013 01:33 AM