Geografia

A Holanda fica no cruzamento onde as culturas alemãs, britânicas e francesas se encontram.



Área

41.528 km2, um quarto dos quais se encontra abaixo do nível do mar

Maior distância norte-sul

300 quilômetros

Maior distância leste-oeste

200 quilômetros

Menor altitude

6,76 metros abaixo do nível do mar (próximo a Roterdã)

Maior altitude

323 metros (próximo a Maastricht)

Clima

Clima marítimo moderado


O país está situado no oeste da Europa e faz fronteira com a Alemanha a leste, Bélgica ao sul e o Mar do Norte a norte e oeste.

A partir da Holanda, muitas capitais europeias são de fácil acesso. Pode-se chegar a Bruxelas em duas horas de trem, e um curto vôo de Amesterdã vai levá-lo para Londres, Paris, Madri ou Berlim.

A área relativamente pequena da Holanda, com pouco mais de 41 mil quilômetros quadrados é o lar de mais de 16 milhões de pessoas.

Paisagem

A primeira coisa que vai notar ao chegar à Holanda é a paisagem.O país é extremamente plano.Embora existam algumas áreas montanhosas na região sudeste do país, mesmo nesta região é possível ter uma vista plana por quilômetros ao redor. Esta extensão ampla e ininterrupta do horizonte é uma característica da paisagem holandesa.

Outra característica distinta é que há água em toda parte, sob a forma de lagos, rios e canais.

Água e vento

A Holanda fica em um delta plano e baixo, e um quarto da terra encontra-se abaixo do nível do mar. Devido à sua localização, os holandeses desenvolveram um conhecimento especializado sobre a gestão da água. Várias empresas holandesas estão envolvidas em projetos de conservação de água e recuperação de terras em todo o mundo.

No século XVII, o vento foi a fonte mais importante de energia.Os moinhos não foram utilizados somente para bombear água para fora dos pôlderes para mantê-los secos. Eles também eram necessários para moer cereais, gerar energia nas serras usadas para cortar a madeira para a construção naval, e para mover os martelos de cobre.Alguns moinhos foram até mesmo utilizados para produzir tintas.

Hoje apenas 1.000 moinhos de vento sobrevivem, e são cuidadosamente tratados como parte de nossa herança holandesa.

 


last modified Feb 04, 2013 01:33 AM