Ensino superior

Alta qualidade em um cenário internacional.

O ensino superior na Holanda é conhecido por sua alta qualidade e seu ambiente de estudo internacional. Com mais de 2.100 cursos e programas de estudo internacionais, a Holanda possui a maior oferta de programas de ensino ministrados em inglês da Europa continental.

O banco de cursos fornece os dados de contato de todas as universidades holandesas. Após encontrar um programa de estudos do seu interesse, você pode falar diretamente com a instituição para apresentar sua candidatura, tirar dúvidas sobre o processo seletivo e outros detalhes.

Dica: Seja claro! No seu primeiro contato com a universidade se apresente sinalizando objetivamente sua dúvida e seu curso de interesse. Não esqueça de prestar bastante atenção nas informações apresentadas no site da instituição, os holandeses valorizam o autoestudo e esperam que você já esteja ciente das informações básicas antes de iniciar a conversa. Tome cuidado também com erros de ortografia. Afinal você quer causar uma boa impressão, certo? 

Ponte noite

Entenda como funciona o ensino superior holandês

Sistema binário

O ensino superior holandês adota um sistema binário, o que significa que você pode escolher entre duas formas de educação superior:

Em uma universidade de pesquisa, o enfoque concentra-se mais em trabalhos voltados para a pesquisa, podendo ser em um ambiente acadêmico ou profissional.Em uma universidade de ciências aplicadas, é possível escolher um programa profissional em artes e ciências aplicadas, que o irá preparar para uma carreira específica.

Uma terceira e menor divisão do ensino superior é oferecida por institutos de educação internacional, que oferecem programas projetados especialmente para estudantes internacionais.

Três ciclos

Em 2002, a Holanda introduziu a estrutura de diploma de bacharelado-mestrado, mas a distinção entre os dois tipos de educação ainda existe. As universidades de pesquisa e as universidades de ciências aplicadas podem conceder um bacharelado ou um mestrado.

Você primeiro obtém um diploma de bacharel (primeiro ciclo), e depois pode continuar a estudar em um mestrado (segundo ciclo). Após a conclusão do programa de mestrado é possível iniciar um programa de doutorado (terceiro ciclo).

Atenção: Doutorado e Pós Doutorado somente são oferecidos nas universidades de pesquisa. 

Estágio

Muitos alunos internacionais fazem  estágio como parte de seu programa de estudos.Saiba como você pode  fazer um estágio na Holanda.

Mais informações

Faça um download do folheto informativo "Education system in the Netherlands" (195.0 kB) (versão em inglês)

Faça o download do diagrama "The Dutch education system' (50.3 kB) (versão em inglês)


last modified Oct 07, 2014 06:03 PM