Fazendo um doutorado na Holanda

Cursar um doutorado significa passar um mínimo de quatro anos realizando uma pesquisa original e escrever uma dissertação. Durante esse período, os doutorandos trabalham em estreita colaboração com o seu supervisor. Um doutorado não é considerado um estudo, mas uma atividade séria de pesquisa, e os candidatos a um doutorado na Holanda são, frequentemente, remunerados por seu trabalho.

Por que escolher a Holanda para o seu doutorado?

• A Holanda tem excelentes escolas de pós-graduação.

 • Uma grande variedade de campos de pesquisa e ampla colaboração interdisciplinar.

• Pesquisa de nível mundial: 12 universidades de pesquisa holandesas foram classificadas entre as 500 mais importantes na classificação acadêmica das universidades mundiais de 2010.

Escolas de pesquisa e de pós-graduação

Todos os candidatos ao doutorado fazem parte de uma escola de pós-graduação ou de pesquisa. Escolas de pesquisa são parcerias entre várias universidades e institutos de pesquisa, enquanto as escolas de pós-graduação estão organizadas dentro das universidades.  As duas opções oferecem um ambiente de pesquisa inspirador, fornecendo um programa personalizado de estudo, aulas magnas (master classes), seminários e conferências.

Um doutorado holandês é altamente respeitado

Assim que sua dissertação for aprovada para publicação, você fará a defesa pública de sua pesquisa e receberá seu doutoramento durante uma cerimônia repleta de tradição.  Um grau de doutorado (PhD) de uma universidade holandesa é altamente respeitado por causa dos altos padrões acadêmicos holandeses.  A Holanda tem uma excelente posição na classificação internacional no número de publicações por pesquisador (2º lugar) e no impacto da publicação de pesquisas (4º lugar).

Onde são oferecidos doutorados?

 Na Holanda, a pesquisa é realizada por universidades de pesquisa, institutos de pesquisa e empresas, mas somente as universidades de pesquisa podem conceder doutorados.  Outros institutos de pesquisa que trabalham em estreita colaboração com uma universidade de pesquisa também podem oferecer postos de doutorado.

A maioria das vagas para doutorandos são frequentemente anunciadas em painéis de emprego, como o Academic Transfer, em jornais científicos, ou nos quadros de avisos em outras instituições. Se encontrar uma posição que lhe interessa, entre diretamente em contato com a instituição para saber mais sobre o processo de candidatura.

 Sua proposta de pesquisa própria

Se tiver uma proposta de pesquisa específica e não conseguir encontrar uma vaga adequada, é possível expor sua ideia a universidades ou grupos de pesquisa que desenvolvem pesquisas na área relevante e que sejam capazes de fornecer financiamento.  Para obter uma lista das disciplinas disponíveis em universidades e instituições de pesquisa, consulte os folhetos informativos e conheça um pouco sobre a pesquisa na Holanda

Para mais informações

Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWOhttp://www.nwo.nl/en

The Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences https://www.knaw.nl/en/instituten

last modified Oct 26, 2016 01:39 PM