Ciência sem Fronteiras

O ensino superior holandês é inovador, pioneiro e de alta qualidade. Saiba como participar do Ciência sem Fronteiras Holanda e faça parte deste universo acadêmico.

ATENÇÃO:

De acordo com a informação do CNPq, as chamadas de graduação sanduíche do programa Ciência sem Fronteiras estão suspensas temporariamente. Não há previsão de novas chamadas para este ano de 2015. O Governo Federal Brasileiro decidiu avaliar o programa para poder antes de abrir novas chamadas.Essa decisão não afeta os candidatos que tiveram as bolsas aprovadas antes de junho de 2015. 
As chamadas de doutorado pleno e sanduíche e pós-doutorado se mantém inalteradas, conforme informação do site oficial:
Assim que tivermos informações sobre próximas chamadas, publicaremos em nossos sites e redes sociais. 
A Holanda oferece mais de 2100 programas de estudo desde a graduação até o pós-doutorado com excelência acadêmica, anuidades razoáveis, vantagens para os candidatos que possuem dupla nacionalidade europeia e vários opções de bolsas de estudo para estudantes com mérito acadêmico/escolar. Conheça essas opções acessando o nosso banco de cursos  e cadastre-se em nosso banco de dados para receber as novidades do Ensino Superior Holandês - o 3° melhor do mundo.

 


Sobre o programa

Ciência sem Fronteiras é um programa do governo brasileiro que busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência, da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio da mobilidade acadêmica  internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes - e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

São oferecidas bolsas para graduação-sanduíchedoutorado (pleno e sanduíche) e pós-doutorado.

O projeto prevê a concessão de 101 mil bolsas até 2015.

O Ciência sem Fronteiras Holanda

A Holanda participa do Ciência sem Fronteiras oferecendo vagas de graduação, doutorado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado nas Universidades holandesas aos estudantes brasileiros selecionados pelo CNPq/Capes.

Veja a áreas de estudo contempladas pelo programa

Graduação-sanduíche

No Ciência sem Fronteiras Holanda, são oferecidas vagas de um ano acadêmico para cursos dentro das áreas contempladas pelo Programa. As aulas são ministradas totalmente em inglês, por isso a necessidade de ter fluência no idioma atestado por um exame de proficiência como TOEFL ou IELTS.

Os editais na modalidade graduação-sanduíche são anuais, de acordo com o calendário acadêmico holandês, ou seja, o início letivo será terá início em setembro. A chamada em vigor foi lançada em 15 de outubro e os aprovados iniciarão os estudos na Holanda em setembro de 2014.

Visite o nosso portal Science without Borders Holland para saber como se candidatar

Conheça as universidades de pesquisa e ciências aplicadas existentes na Holanda

Tire suas dúvidas sobre o Ciência sem Fronteiras Holanda no nosso FAQ

Doutorado

 O ciência sem fronteiras Holanda oferece 4 modalidades de bolsa:

  • Doutorado sanduíche I (até 12 meses)
  • Doutorado sanduíche II ( até 24 meses)
  • Full PhD
  • Post-doc

Acesse nossa página de doutorado para mais informações. 

Visite o nosso portal Science without Borders Holland para saber como se candidatar

última modificação 2015-07-30 17:00